Como Cuidamos

Como cuidamos

Atuamos em prol da reabilitação do desenvolvimento para crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Com a finalidade de fortalecer uma melhor qualidade de vida para as crianças e familiares, trabalhamos em parceria com todos os seus integrantes. Para isso, contamos com uma equipe especializada em Análise do Comportamento Aplicada (Terapia ABA), Terapia Ocupacional com Abordagem na Integração Sensorial, Atividades de Vida Diária (AVDs), Funcional e Fonoaudiologia, entre outros protocolos.

Análise do Comportamento Aplicada (Terapia ABA)

A Análise do Comportamento é uma ciência do comportamento que busca estudar princípios comportamentais que possibilitem prever e modificar o comportamento do sujeito. No Transtorno do Espectro Autista (TEA), a Terapia ABA se mostrou uma das formas de terapias mais eficazes, permitindo assim maximizar o potencial de cada criança, desenvolvendo um plano terapêutico individualizado para cada paciente.

Um dos objetivos para pessoas com TEA é ampliar seu repertório do Comportamento Verbal (comunicação verbal e não-verbal). Ensinando crianças novas formas de se comunicar e interagir. A Análise do Comportamento Aplicada também atua na redução de comportamentos problema e no ensino de habilidades motoras, acadêmicas e sociais, visando sempre ampliar o repertório de habilidades funcionais, que impactam na qualidade de vida e autonomia.

Integração Sensorial

A Integração Sensorial (IS) é uma área de especialidade da Terapia Ocupacional, responsável por organizar, interpretar sensações e responder de forma adequada ao ambiente. No autismo, alguns estímulos cotidianos podem ser estressantes, causadores de medo ou ansiedade, enquanto outros, são fontes de prazer e satisfação. Assim, a Integração Sensorial ajuda as crianças autistas a compreender e organizar sensações vindas do seu próprio corpo e do ambiente externo.

Atividades de Vida Diária

Chamamos de AVDs, as atividades do dia-a-dia, ou seja, aquelas relacionadas aos cuidados pessoais e à mobilidade, tarefas que realizamos para cuidar de nós mesmos, tais como: lavar as mÃos, escovar os dentes, usar o banheiro, alimentar-se, tomar banho, vestir-se, dentre outras. O ensino das AVDs para crianças com autismo é difícil e merece estratégias cuidadosas e planejadas por um terapeuta ocupacional.

Funcional

A relação da Psicomotricidade Funcional com o Autismo objetiva, por meio de uma série de ações, proporcionar às crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) ferramentas que as possibilitem desenvolver habilidades motoras que lhes darão maiores autonomias nas Atividades de Vida Diária (AVDs) e demais atividades que requeiram controle corporal, lhes inserindo socialmente.

Psicoterapia

A psicoterapia se dedica ao estudo e tratamento de problemas psicológicos, cognitivos, emocionais e comportamentais. No tratamento do TEA, ela é de extrema importância, pois auxilia o desenvolvimento de algumas habilidades, tais como:

– Autoconhecimento;
– Autor regulação emocional;
– Automonitoramento de comportamento;
– Reconhecimento das emoções em si mesmo e nos outros;
– Habilidades sociais;
– Habilidades de comunicação e linguÍstica;
– Habilidades Comportamentais.

Musicoterapia

A musicoterapia é uma abordagem terapêutica que utiliza a música como tratamento de transtornos psíquicos, emocionais e cognitivos. A técnica atua em diversas regiões do cérebro, ativando os sentidos e proporcionando uma melhora da integração do indivíduo com o meio em que vive. Associada a uma intervenção multidisciplinar, a musicoterapia tem resultados satisfatórios no tratamento do Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Fonoaudiologia

A fonoaudiologia é uma ciência da área da Saúde que trabalha com diferentes aspectos da comunicação humana: linguagem oral e escrita, fala, voz, audição e funções responsáveis pela deglutição, preparação e mastigação. A partir disso podemos observar o quanto a fonoaudiologia pode auxiliar a criança com Transtorno de Espectro do Autista, a se tornar mais independente, melhorando os sintomas comportamentais, linguagem, comunicação verbal e não-verbal. A intervenção precoce e continuada deste profissional é de extrema importância para evolução satisfatória do quadro no que envolve sua comunicação geral, para o desenvolvimento de sua linguagem receptiva e expressiva, gestual, oral e escrita. Além de atuar nas funções neurovegetativas, estimulando os órgãos fonoarticulatórios e suas funções relacionadas.

Psicomotricidade

A Psicomotricidade é a ciência que se dedica aos estudos relacionados ao desenvolvimento integrado das habilidades motoras, afetivas e cognitivas. No tratamento do Autismo, a abordagem psicomotora irá auxiliar o indivíduo a desenvolver os aspectos sensoriais, motores e de linguagem não-verbal, para que seus movimentos estejam integrados ao ambiente e à tarefa que ele deseja executar. Dessa forma, é possível se expressar e interagir melhor.

Psicopedagogia

A Psicopedagogia é destinada ao estudo da aprendizagem durante a infância, pois trabalha os aspectos psicológicos, pedagógicos, cognitivos e sociais da criança. Por isso, ela é um dos pilares essenciais no tratamento do TEA, possibilitando o desenvolvimento cognitivo e favorecendo o processo de aprendizagem.

Escuta Terapêutica

A Escuta Terapêutica é uma abordagem da psicologia onde o profissional propõe uma relação interativa com o paciente, através da escuta e análise dos aspectos comportamentais, cognitivos, emocionais e psicossociais. A partir disso, o profissional irá identificar e propor mudanças para favorecer o processo de desenvolvimento do paciente. No tratamento do TEA, a Escuta Terapêutica irá trabalhar não só com a criança, mas também com os pais e/ou responsáveis, para que estes consigam se adaptar e contribuir positivamente para a evolução do pequeno.

Fisioterapia

Fisioterapia Geral
A Fisioterapia motora avalia, faz o diagnóstico cinesiológico e planeja tratamento para distÚrbio ósseos e musculares. Sendo o tratamento baseado em técnicas manuais, aparelhos elétricos e exercícios cinesiológicos.

Fisioterapia para TEA
A fisioterapia baseada em crianças com o transtorno do espectro autista tem como objetivo prevenir deformidades, má postura e transições (como andar) inadequadas ou ineficientes. Além de fortalecimento global e reduzir ou até curar as deformidades já instaladas. Utilizando atividades lúdicas e repetições do movimento para ajustar os movimentos de acordo com fisiologia esperada para a idade.

Fisioterapia Bobath
Essa abordagem fisioterapêutica tem como objetivo avaliar e tratar os pacientes com deficiência de função, movimento ou controle postural deficitário causado por alterações no sistema nervoso central. Utilizando o movimento para obter um desenvolvimento motor e neurológico.

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